sexta-feira, 27 de junho de 2014

Leitura do dia: Arco-iris em preto e branco, de Nara Vidal


Oi pessoal, continuando o meu especial Fnlij, hoje vou fazer a resenha do livro Arco-iris em preto e branco, da autora Nara Vidal.
Eu achei que ia levar muitos dias para ler este livro, mas pelo contrário, li em menos de uma hora, e olha que o livro é grande! Tem oitenta e três páginas e algumas nem têm ilustrações. Eu não consegui parar de ler!
A narradora desta história é a personagem principal e ela conta sobre seus sentimentos, pois ela se acha muito feia por ser gorda, por ter muitas espinhas, por usar óculos e aparelho nos dentes.
Só que eu não concordo, acho que ela é uma criança normal, só que com muitos problemas e uma mania de descontar tudo o que sente comendo a sua torta preferida FFN que quer dizer torta de Formigueiro Floresta Negra.
Isadora, é gêmea e sua irmã, Bellinha, é considerada a mais bonita de casa, da escola e de todos os lugares que ela vai. Elas se dão muito bem, embora às vezes Isadora a deixe em situações que  a irmã não gosta.
No seu aniversário de quinze anos (que ela gosta de chamar de quinze primaveras),  sua mãe, de brinde, fez caixinhas com a foto dela e da irmã. Na caixinha da irmã, tinha brigadeiro e na dela doce de figo cristalizado, que é um doce que quase ninguém curte, e até hoje deve ter as caixinhas que sobraram no escritório de seu pai.
Durante sua vida, Isadora passa por situações engraçadas para o leitor, mas acho que não para ela, pois ela vive “pagando mico”.
Mas é durante o livro que nós vamos descobrindo o quanto ela é legal e amiga.
Isadora é legal, mas também um pouco desobediente, pois quando vai para a aula de inglês, ela pega um atalho escondido de sua mãe, e nesse atalho, descobre que alguém está seguindo seus passos, de longe, numa bicicleta. Ela parece não se preocupar, pois brinca com a história.
Mas essa pessoa misteriosa vai se revelar alguém bem importante para ela nos próximos capítulos.
Quer saber como? Só lendo o livro para descobrir.
Curiosidades:
-        A autora só revela o nome da personagem principal no finalzinho do livro, e eu já estou entregando aqui na minha resenha!
-        Nas ilustrações tem várias imagens de fundo, que são mega fofinhas.
-        As irmãs são muito parecidas, apesar de uma se achar mais feia do que a outra.
-        Este livro é aquele livro que quando nós acabamos um capítulo dá aquele gostinho de quero mais, acho que foi por isso que li todo sem conseguir parar!
-        No finalzinho do livro tem a receita da torta FFN, que ela promete durante toda a história. Pergunta se eu vou fazer?
O que eu mais gostei:
-        Eu amei quase tudo do livro, mas vou escolher apenas uma coisa para falar. Gostei que Isadora não é aquela garota toda certinha porque não costumo gostar de coisas só certinhas.
O que eu não gostei:
-        Não gostei que ela fica se dizendo muito feia, o que eu discordo. Dá a impressão de que não gosta de si mesma, pois aparência não define quem você é. Acho que o livro quer dizer isso!
Eu indico:
-        Sim, e muito, principalmente para aquelas pessoas que se acham feias. Elas podem achar algo lindo dentro delas!

Sinopse:
Arco-íris em preto e branco traz a história contada por Isadora, uma adolescente inteligente e muito divertida, que não se acha bonita como sua irmã gêmea Bellinha. Seu dia a dia, na família e na escola, traz um desfile de figuras interessantes, que vão fazer o leitor rir, mas também (re)pensar posições e preconceitos.

Arco-iris em preto e branco
autora: Nara Vidal
Ilustradora: Suppa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...