segunda-feira, 8 de julho de 2013

Leitura do dia especial FNLIJ: Formigas, de Mario Alex Rosa

Oi pessoal!
Hoje vou fazer a resenha do último livro da série especial FNLIJ.
O livro "Formigas" parece mais um poema. Ou melhor, é um poema dentro de um livro que fala sobre as formigas e o caminho que elas fazem em seu dia a dia. Ou seja, andar, andar e andar. Só que um dia o garoto colocou o seu dedinho no caminho das formigas e elas ficaram desesperadas e desorientadas.
Curiosidades:
- Esse livro não é igual aos livros que todos leem. 

- "Formigas" abre como se fosse um acordeon. Ele me deixa toda confusa depois para fechar!

- Nessa história tem como você continuar o caminho das formigas: é só recortar e colar em outra folha.

- Dá para fazer um monte de coisas nele: desenhar, colorir e "reilustrar".



O que mais gostei:
- Ele não é igual aos outros livros que conhecemos; é um livro diferente e coisas diferentes geralmente, são mais criativas!!

- Ele põe meia frase a cada passo que as formigas dão. E são todas rimadas.

O que eu não gostei:
- Esse livro não tem nada para desgostar!
Eu recomendo:
- Recomendo para quem adora poemas e formigas!
Sinopse:


Formigas é uma brincadeira poética e imagética do poeta Mário Alex e da ilustradora Lílian Teixeira. A obra recebe da Cosac Naify um projeto gráfico inovador que incorpora a graça do poema, que descreve, de maneira despojada, o trajeto das formiguinhas enfileiradas, tão disciplinadas, que seguem “não sei para onde”. Quando aparece um menino para selar o destino das formigas com seu dedão, é toda uma desatenção. Rimado, o despretensioso poema de Mário Alex é transformado em um inventivo experimento gráfico. As páginas do livro se conectam umas as outras como uma sanfona, a dobra das folhas se apresentando como obstáculos no caminho das formigas. Pequeno e elegante, é o perfeito livro-presente.


Autor: Mário Alex Rosa
Ilustração: Lílian Teixeira
Quarta capa: Angela-Lago
Idioma: Português

Um comentário:

  1. Esse livro é uma pérola. Conheci Mário Alex Rosa no Rio de Janeiro, quando íamos para a Flip 2013, como técnicos de cultura do Sesc. Persona encantadora e de ideias que brilham como ouro. Poeta, artista plástico e grande ser humano.
    Ao Mário e a todos os leitores deste blog deixo meu abraço. Leitura recomendadíssima. Não deixem de adquirir os seus exemplares.
    Carlos Vazconcelos, escritor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...