quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Leitura do dia: Amizade Desenhada, de Ana Cristina Melo

Oi pessoal, hoje vou fazer a resenha do livro de uma grande amiga minha, a escritora Aninha!
O livro conta a história sobre Rita, uma garota que quase não falava. Quando era bebê, nem chorar ela chorava... Mas Rita gostava muito de desenhar e o desenho falava por ela!
Um dia, Rita foi para a escola e todos os amiguinhos acharam estranho o jeito dela, porque quase não falava. Como Rita era diferente, começaram a implicar: batiam na sua testa, pegavam sua borracha, empurravam ela e um dia até bateram em sua mão. 
Nesse dia alguma coisa mudou: a mão dela parou de desenhar, então Rita chorou e disse para a sua mãe que nunca mais queria ir para a escola.
Então a mãe de Rita falou com a diretora, que falou com a professora que deu uma bronca nos alunos e todos deixaram Rita em paz.

Logo depois esqueceram a bronca e começaram tudo de novo, mas a mão de Rita já estava boa de novo...
Então chegou uma garota nova na escola, seu nome era Violeta e ela falava pelos cotovelos, logo Rita e Violeta ficaram grandes amigas e sempre que implicavam com Rita, Violeta a defendia.
Como uma falava muito e a outra desenhava muito, elas juntaram suas habilidades e escreveram um livro. Então elas passaram a morar dentro dele!

Curiosidades:
As ilustrações parecem feitas com giz de cera e tem uns rabiscos que para mim representam quando a Rita era bebê! E as ilustrações são bem criativas!
A borracha da Rita tem a mesma cor da saia da Violeta.
A parte que eu mais gostei foi a que elas passaram a morar em um livro.
Eu aprendi com essa história que a gente não deve ligar quando as pessoas começam a implicar com alguma coisa que fazemos!
Eu indico esse livro para as crianças que estão entrando na escola agora!


Sinopse:
O bullying pode ser combatido por uma grande amizade pode precisar só de papel e lápis... e muita imaginação! Uma menina bonita e muito inteligente, essa é a Rita. Ela tem um jeitinho que parece incomodar a todos: vive calada, quase não fala nada. Mas quando a boca fica fechada, é a mão que fala por ela; as mãos de Rita conversam desenhando. Mas a família nunca entendeu como a menina podia ser tão caladinha assim.

Na escola não era diferente, os colegas também achavam a menina esquisita e começaram a arrumar confusão com ela. A Rita era tão perseguida pelos colegas que chegou ao ponto de não querer mais ir para a escola. Foi preciso sua mãe reclamar com a diretora, para que a professora desse uma bronca na turma e controlasse as brincadeiras de mau gosto. Mas só por um tempo; logo as crianças começaram de novo a chateação. 

Porém, Rita agora não se deixava mais chatear. Quando alguém arrumava confusão, ela fazia um desenho. Chegou até a inventar um copo diferente – o copo da chateação. Toda vez que alguém mexia com ela, desenhava um pouco de tristeza dentro do copo. E assim foi aguentando até que um dia apareceu uma menina nova na sala de aula, a Violeta, que parecia ser muito sapeca. Violeta falava pelos cotovelos, e Rita, só pelas mãos. Mas, apesar de tão diferentes, elas logo ficaram muito amigas. Violeta não ligava se Rita não falava, e tagarelava pelas duas. E quando alguém tentava mexer com sua amiga, ela a defendia. A amizade foi crescendo e elas inventaram um jeito só delas de conversar, usando a arte e a imaginação. E a partir dali, ninguém mais arrumou confusão com elas... e ninguém mais as viu separadas.

Ana Cristina Melo retrata com sutileza e sensibilidade um dos assuntos mais discutidos na atualidade, o bullying na escola, e mostra como é possível superar as dificuldades quando se tem ao lado um grande amigo. Mostra ainda que as diferenças podem ser muito divertidas e até complementares. Com delicadas ilustrações da carioca Cris Alhadeff, Amizade desenhada é um livro que diverte e educa, para ser lido e debatido em família e no ambiente escolar.
 


AUTOR: Ana Cristina Melo

ILUSTRADOR: Cris Alhadeff

TÍTULO: AMIZADE DESENHADA
ISBN: 9788563877642
IDIOMA: Português
ENCADERNAÇÃO: Brochura
FORMATO: 21 x 21
PÁGINAS: 60
ANO DE EDIÇÃO: 2012
EDIÇÃO: 






Onde encontrar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...