quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Leitura do dia: "O Leão de tanto urrar desanimou", de Paulo Valente



O livro conta a história sobre o Rei Leão que não queria mais ser rei!
Um dia, como todos os outros no reino, o Primeiro-Ministro, Conde Macaco, chega para o Rei Leão e lê toda a lista de coisas que o rei tem de fazer todos os dias.
O Rei Leão tem um ataque de raiva porque estava enjoado de ser o rei. Então ele resolveu escolher um bicho da floresta para reinar em seu lugar.
O Conde Macaco diz ao rei que se ele escolher outro animal, ele quebrará a tradição dos reis leões e rainhas leoas. Mas mesmo com os pedidos do macaco, o Rei insiste em escolher outro animal para governar.
Então o Rei Leão pensa que o novo rei tem de ser um animal forte e logo pensa no elefante. O Elefante se apresenta para o rei e depois de dizer tudo, o Conde Macaco cochicha na orelha do Rei que um elefante forte não será muito bom, porque ele não é muito rápido.
O Rei tentou vários animais, mas todos tinham algum defeito porque ninguém é perfeito (ih, rimou!).
Quando o rei desistiu de escolher outro animal para substituí-lo, o Conde Macaco teve a ideia de fazer uma eleição. Que vença o mais votado!

Eu gostei muito do livro, porque ele fala de todas as qualidades dos animais e todos os defeitos também!
As ilustrações são muito divertidas, e eu achei bem legal a página em que eles colocam as letras dentro da boca do rei leão!
Esse livro é diferente porque ele não tem um final total (ih rimou de novo!) e a criança pode ficar pensando qual pode ser o final que ela prefere para esse livro!
Pense você mesmo!
Eu diria que o mais votado não seria ninguém, porque cada um votaria em si mesmo!

Eu também aprendi um monte de palavrinhas novas:
Cortejo: que significa acompanhamento, procissão.
Triunfal: que significa vitória, grande êxito.
Pompa: que significa grande luxo.
Incomensurável: que significa imenso, impossível de medir.
Salamaleque: que siginifica saudação cerimoniosa entre os mulçumanos.
Encabulado: que significa embaraçado, acanhado.

Beijinhos da Nina Krivochein!


Livro: O LEÃO DE TANTO URRAR DESANIMOU
Autor: Paulo Valente
ISBN:978-85-62500-35-0
Páginas:40
Formato : 20x26,5
Preço : R$ 34,00 

Sinopse:
Não se pode agradar a gregos e troianos. Este provérbio popular traduz fielmente o impasse de quem vive de fazer política. O leão de tanto urrar desanimou é um livro sobre eleições... para crianças! Inspirada na peça musical Carnaval dos animais, do francês Camille Saint-Saens, a obra, que marca a estreia do carioca Paulo Valente na Rocco Pequenos Leitores, é uma divertida fábula que aborda questões como política e democracia de forma lúdica e bem-humorada.
No livro, o pequeno leitor descobre que ser o rei da selva não é apenas viver de sombra e água fresca: “O Rei aparenta cansaço, aborrecido com a rotina e aquela pompa, tantas vezes repetida. Quando finalmente abre a boca, o público se surpreende: Uaaauurrr... ai, ai, ai... que preguiça...”
Cansado das preocupações que a vida de rei dos animais lhe reserva, o leão quer se aposentar. E eis que surge o dilema: Qual seria o animal forte o suficiente, que carregue o peso da responsabilidade e imponha respeito aos demais para substituir o Rei Leão? Escolher um substituto não é nada fácil em meio aos interesses de cada espécie. Afinal, quem conseguiria acalmar os sapos que pedem por mais mosquitos e amansar os mosquitos que exigem menos sapos? Quem sabe dizer qual bicho tem o pescoço mais comprido: a girafa ou a cobra? Depois de tantos questionamentos, a solução é convocar uma eleição geral.
Cada página do livro surpreende o leitor com a riqueza de detalhes e cores vívidas que compõem as ilustrações marcantes de Rogério Soud, que iniciou sua carreira desenhando histórias em quadrinhos infantis. Em tempos de CPI’s, escândalos e novas eleições, o livro apresenta o difícil tema da política para os pequenos leitores de forma lúdica. Para saber como acabou, só mesmo entrando nessa história do Rei que de tanto urrar desanimou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...