terça-feira, 7 de agosto de 2012

Leitura do dia: "O Gato e o Diabo", de James Joyce

Oi pessoal, hoje eu li outro livro da Editora Cosac Naify.

Ele conta a história sobre um menino que recebeu uma carta de seu avô, onde explicava a história da cidade de Beaugency.



Dias antes de chegar a carta, o menino ganhou um gatinho recheado de bombons de seu avô, é sobre o Diabo e o gato que o avô conta a história. Por isso o título do livro é O Gato e o Diabo.


A carta dizia assim: há muito, muito tempo, a cidade de Beaugency tinha um rio enorme chamado Loire, mas naquela época não havia uma ponte para atravessar de um lado para o outro porque os habitantes estavam sem dinheiro para construir a ponte, nem para pagar alguém para fazer a ponte para eles.



Então, o Diabo que vivia lendo o jornal, resolveu ajudar! Depois ele conversou com o prefeito da cidade e propôs construir uma ponte para eles. E o prefeito perguntou quanto iria custar o trabalho e o Diabo disse que não custaria dinheiro algum. Mas em troca a primeira pessoa que passasse na ponte seria do Diabo!
O Prefeito concordou, e o Diabo construiu a ponte em uma noite! 

No dia seguinte, todos ficaram admirados com a ponte. Mas niguém se atraveu a atravessar a ponte porque eles estavam com medo do Diabo, como até você ficaria! 

O Prefeito chegou com um gato debaixo do braço e no outro braço segurava um balde cheio d'água, então ele botou o gato no meio da ponte e jogou água em cima dele. O Gato não pensou duas vezes, foi correndo para os braços do Diabo.
Então o Diabo agarrou o gato ficou, cuidando dele e disse para o povo que eles não eram gente boa, que não passavam de gatos de telhado, ou seja, vira-latas. 
A parte que eu mais gostei foi a que o gatinho vai embora com o Diabo, porque é muito fofo o Diabo ser amigo de um gato. 
As ilustrações são lindas e com bastante detalhe. 

Tem uma página que é bem engraçada; é a parte em que o Diabo e o gato vão embora e fica aparecendo o rabo dos dois.



Algumas curiosidades:



A tia que fez a tradução do livro, Lygia Bojunga, é uma escritora de livros infantis bem conhecida. Eu tenho o livro “Os Colegas” que ela escreveu há muito tempo!

O meu pai disse que o tio que escreveu a história, James Joyce, é um escritor bem famoso. Ele escreveu um livro chamado Ulisses, bem grosso que passa todinho num dia só! 
Outra coisa legal neste livro é que tem um monte de palavras em francês, mas a gente encontra a tradução! É legal porque aprendemos algumas palavras em outra língua. 

Eu recomendo muito esse livro porque o Diabo não é mau como nas outras histórias, porque nessa história o Diabo não é nada mau, ele é do bem!
Beijinhos da Nina Krivochein!

Autor: James Joyce
Ilustração: Lelis
Tradução: Lygia Bojunga
Idioma: Português
Coleção: Dedinho de Prosa

Sinopse:

Para comemorar os dez anos da coleção Dedinho de Prosa, a Cosac Naify presenteia os leitores com uma obra pouco conhecida do inventivo autor de Ulysses (1922) – O gato e o Diabo, carta que James Joyce escreveu em 1936 para o seu neto Stephen, na época com quatro anos. O texto só foi tornado público cerca de vinte anos depois e sua repercussão foi tamanha que chegou a ser traduzido para mais de dez idiomas. Esta edição caprichada conta com tradução inédita da premiada autora infantil Lygia Bojunga e aquarelas do cartunista mineiro Lelis. O livro chega às lojas no Bloomsday, em 16 de junho, data em que o mundo todo celebra a obra de James Joyce.

Inspirado em um conto bastante popular francês que, supõe-se, Joyce tenha ouvido durante seu exílio naquele país, o livro narra a divertida história de um diabo interesseiro que constrói uma ponte na pequena cidade francesa de Beaugency, numa barganha com o prefeito, em troca da alma do primeiro a atravessá-la. Mas, no fim das contas, ele acaba caindo na própria armadilha. Com final surpreendente, o texto joga com a inversão de papéis entre o bem e do mal – o Diabo de Joyce é ingênuo e inofensivo, e confunde-se com a figura do própria autor através do traço do quadrinista Lelis. 

Saiba mais sobre o livro no site da Editora Cosac Naif

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...