sexta-feira, 27 de julho de 2012

Leitura do dia; "Cric crec pi ploft", de Kitty Crowther


Oi, pessoal! Acabei de ganhar três livros da editora Cosac-Naify! Um deles é "Cric Crec Pi Ploft!", de Kitty Crowther, outro deles é 
"O Gato e o Diabo", de James Joyce, o famoso escritor e o terceiro é, "Vovô", de John Burningham! Eu amei as ilustrações dos três!
A tia Flavia Osti, da editora, foi quem mandou pra mim, pelo correio. 
O primeiro que vou fazer resenha é "Cric Crec Pi Ploft"!
 
O livro conta a história sobre Jerônimo, um sapinho filhote que tinha medo da noite. Na hora de ir para a cama, ele verificava se a porta estava bem fechada e sua mãe chamava para dormir. 
Ele escovava a bocona, lavava o rosto e as mãos, vestia o pijama que sua mãe abotoava e sua mãe dizia:
- O último pipi e já vamos dormir!
Então sua mãe levou Jerônimo para o quarto e seu pai leu uma história para ele. Seu pai lhe dá um beijo e chama  a mãe de Jerônimo para dar seu beijo de boa noite.
Então ele pede mais um abraço para a mamãe, um beijinho e mais um abraço!
E sua mãe responde:
- Você está exagerando, minha bolinha verde!
E sua mãe bota Jerônimo na caminha. Jerônimo fica com medo dos barulhos da noite. 

Imagina um peixe com chifres de touro. Um esqueleto de sapo e uma serpente de plumas.
Ele fica com medo e vai até a cama de seus pais. Então diz para o pai que  está ouvindo, cric, crec, pi ploft, debaixo da  cama. Seu pai diz que são os  barulhos da madrugada. 
E bota Jerônimo de volta em sua caminha. Jerônimo vai de novo à cama de seu pai. Mas seu pai o coloca de novo em sua caminha. Então, Jerônimo vai, de novo, ao quarto de seus pais e ao invés de chamar o pai, chama a mãe.
- Mamãe! Estou com muito medo!
Sua mãe acomoda o sapinho no meio dela e de seu pai.
E Jerônimo dorme rapidamente. Mas seu pai não conseguiu dormir com o sapinho se mexendo sem parar!
Bom, pessoal, a conversa está ótima, mas não posso contar o livro inteiro... Tem uma surpresa bem legal no final!

A parte que eu mais gostei do livro foi quando o sapinho fica dormindo com a mamãe, porque é muito fofo!
Eu também adorei as ilustrações e procurei muito, com a minha mãe, o nome do ilustrador e não encontrei em lugar nenhum do livro, mas depois descobri, no site da editora que as ilustrações são da Kitty, que é a autora do livro!

Este livro tem algumas curiosidades bem legais:

* O chãozinho da  casa deles é todo de água!
* O papai sapo troca de pijama no meio da noite. Eu notei isso porque em uma imagem, está com um pijama quadriculado e na outra, está com um de bolinhas... rs,rs,rs...
Eu amei porque Jerônimo é igual a mim; na minha casa quando peço para meu pai para deitar com ele, ele me bota de novo na minha caminha e quando peço para minha mãe, me deito com ela e meu papito vai pra minha cama, rs...

E tem também uma palavrinha que eu não conhecia e fui correndo procurar o significado no dicionário: sobressalto que significa "susto causado por algo que é inesperado!"
Recomendo muito esse livro para crianças que têm medo do escuro. 

Beijinhos da Nina Krivochein!

Saiba tudo sobre o livro no site da editora:
http://editora.cosacnaify.com.br/ObraSinopse/11570/Cric-crec-pi-ploft!-.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...